MINHA FÉ

RELIGIO

Minha mãe era devota de Afrodite-Pandemia. Qualquer tribulação na família e lá ia ela junto ao oratório de sua Deusa depositar velas votivas e pedidos, sempre atendidos segundo me dizia. Devoção tardia, pois na juventude minha mãe fora de uma Ordem Terceira de Vestais, mas acho que a opção pelo casamento a fez mudar.

Interessante como a religião sempre fez parte de minha vida e dos que me eram próximos. Lembro-me que ao conseguir meu primeiro emprego, em uma metalúrgica, a primeira coisa que fiz foi visitar o templo de Zeus-Pancrátor e deixar ali uma mecha de cabelo na pira.

E assim toda a família, cada membro com sua devoção particular: Thor, o jovem para um irmão. Hera para uma irmã, nunca faltando a oferenda de sempre para Ísis, deusa de devoção de outra. Meu pai, um tradicionalista, sempre jejuava às sextas-feiras em honra de seu Osíris.

A religião, como uma capa, permeava tudo. E ainda permeia, creio eu: qual camelô na vinte e cinco de março não queima seu incenso de todo dia no altar de Hermes-Benefactor e qual marginal não faz sua doaçãozinha de sempre para a confraria de Bel-dos-Ladrões?

A modernidade, temiam e temem alguns, conspira para o adelgaçamento da fé, mas eu discordo. Minha esposa até hoje deposita sua porção de bolo de trigo e mel para Atena, em um pratinho decorado ao lado do computador.

Nesta época de “BBBs” e que tais ainda é possível o despreendimento da fé e da esperança que só a fé traz? Eu digo sim e sim e sim. Ainda haverão: sacrifícios a Poseidon quando de cada enchente no Rio de janeiro; orações a Réia antes de cada parto; oferendas a Apolo antes de cada apresentação musical; saudações a Príapo por parte de homens e a Afrodite-Urânia, por parte de mulheres, antes do ato sexual.

E libações de cada presidente ou governador de estado em honra a Zeus-Pancrátor depois de eleitos e sua estátua continuará soberana, de braços abertos sobre a baía da Guanabara.

Fé em Zeus e pé na tábua

Fé em Zeus e pé na tábua

Deixe um comentário

