Trechos da entrevista de Selma Plá à revista PANTA RHEI

2_biz_group813_2_VC

[…]

PANTA RHEI – E o que a senhora entende por estrutura funcional de opressão à mulher ou construto pensado para oprimir a feminilidade?

Bagas ácidas caídas de um salgueiro-anão, não menos do que isso. Ante tais eventos nós permanecemos ali, estacados à beira da caverna.

PANTA RHEI – Há uma interessante análise sua na revista FEMINA, onde a senhora destaca que a definição de gêneros é questão de fé. O que significa isto?

Caritas era uma palavra teimosa, não muito benquista em nosso meio. Rodolfina Maier dizia que tudo e todos estavam nas mãos de Eurídice e ela bem que tinha razão. Olha, ainda sobre isso…lá em casa tínhamos um bigorrilho, desses antigos, que faziam mingau. Bem, as reflexões, os nossos medos eram todas guardados ali pela minha mãe. Entende, havia um presto e um staccato e os castrati não diziam nada…

[…]

PANTA RHEI – Perturbador decerto, mas a questão do ethos feminino, que a senhora ainda considera como uma definição às apalpadelas, já foi suficientemente respondida?

Duas libras de algodão, dizia o profissional do koan e ninguém melhor que Lisavetta Batory para por os pratos na mesa, as baixelas…combinando as cores e desligando o rádio quando das refeições. Minha pátria é minha língua, dizia Ferdinando Persona.

PANTA RHEI – Neste sentido o que significa se colocar como feminista nos dias de hoje. Antônio Cao, seu antigo professor e hoje um seu polemista, disse que a senhora desconstrói lindamente, mas não dá forma. Bem, isto é só um outro modo de dizer que a senhora apenas pergunta e não responde. É possível uma obra acadêmica de pura desconstrução?

Acredito num patamar de glória e desacredito nas espadas quebradas. Veja, um falanstério é só mais um trunfo na manga obscena de um delegado de polícia do interior, sem parentes importantes. Não basta só reiterarmos, temos que polir a fruta bulbosa, temos que fatorar e fatorar muito. O tédio é glosa…

PANTA RHEI – O mundo é um moinho?

Ainda é cedo, amor…

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s