AS MUITAS USAGENS DA MORTE

Until Death Do us Apart - Robin Hedberg

Until Death Do us Apart – Robin Hedberg

A morte é portátil, leve e dúctil.

Pode ser lenta e dolorosa, rápida e dinâmica, abstrusa, química, radiativa, abjeta, plástica enfim. Multifacetada dirá o antropólogo durante a entrevista. Não será gloriosa, entretanto, a morte, porque é uma avó. Sobretudo por ser uma avó. Também.

E pode a morte ser uma dama vestida de azul, que foi assim que minha tia Noêmia a viu, dia a dia se aproximando cada vez mais de seu leito. Ou talvez um um velho com nuançosos, doces, suaves traços de sabedoria ou um velhaco; um destes idosos cacarejantes que se deliciam com a imagem de colegiais nuas.

Ou pode ser a morte uma oportunidade para um porre total, que foi assim que meu tio Pedro a sentiu quando da morte do velho Hermínio, naquele dia de pássaros brancos sobrevoando o cemitério de finados. Um dia de chuva fina com uma aragem gélida vinda do rio, com todas as pessoas tornadas em distantes, desprezíveis desconhecidos.

O mesmo Pedro que teve uma morte de quarenta quilos em um dezembro mesquinho e qualquer e somente um cunhado para remover suas fezes, ouvir seus queixumes, contribuir com doçura para a sua dignidade, negociando mesmo com a Senhora de Preto, convencendo-a a comparecer durante um transe. Pedro morreu sonhando.

A morte pode, porque é honesta a régua da morte.

A morte é justa. E indiferente ao poder, à bondade, às boas obras, aos rituais.

Os nove trilhões de nomes da morte irão um dia ser revelados, cuidadosamente escandidos e o mundo, a propósito, não se acabará. Nem será mais sábio. Nem mesmo triste, só monótono.

E era o que eu tinha a escrever.

Anúncios

5 comentários em “AS MUITAS USAGENS DA MORTE

  1. Ela, a morte, é a vida sem desodorante aerosol prejudicial à camada de ozônio. Este, patrimônio de deus e de outro que não me ocorre agora.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s