AS MUITAS USAGENS DA MORTE

Until Death Do us Apart - Robin Hedberg

Until Death Do us Apart – Robin Hedberg

A morte é portátil, leve e dúctil.

Pode ser lenta e dolorosa, rápida e dinâmica, abstrusa, química, radiativa, abjeta, plástica enfim. Multifacetada dirá o antropólogo durante a entrevista. Não será gloriosa, entretanto, a morte, porque é uma avó. Também.

A morte pode ser uma dama vestida de azul, que foi assim que minha tia Noêmia a viu, dia a dia se aproximando cada vez mais de seu leito. Pode ser um velho com nuançosos, doces, suaves traços de sabedoria ou um velhaco, um destes idosos carcarejantes que se deliciam com a imagem de colegiais nuas.

A morte pode ser uma oportunidade para um porre total, que foi assim que meu tio Pedro a sentiu quando da morte do velho Hermínio, naquele dia de pássaros brancos sobrevoando o cemitério de finados. Um dia de chuva fina com a aragem gélida vinda do rio, com todas as pessoas tornadas em distantes, desprezíveis desconhecidos.

O mesmo Pedro que teve uma morte de quarenta quilos em um dezembro qualquer e somente um cunhado para remover suas fezes, ouvir seus queixumes, contribuir com doçura para a sua dignidade, negociando mesmo com a senhora de preto, convencendo-a a comparecer durante um transe. Pedro morreu sonhando.

A morte pode, porque é honesta a régua da morte.

A morte é justa. E indiferente ao poder, à bondade, às boas obras, aos rituais.

Os nove trilhões de nomes da morte irão um dia ser revelados, cuidadosamente escandidos e o mundo, a propósito, não se acabará. Nem será mais sábio. Nem mesmo triste, só monótono.

E era o que eu tinha a escrever.

Anúncios

5 comentários em “AS MUITAS USAGENS DA MORTE

  1. Ela, a morte, é a vida sem desodorante aerosol prejudicial à camada de ozônio. Este, patrimônio de deus e de outro que não me ocorre agora.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s