TODO JARBAS TEM O JARBAS QUE MERECE

JARBAS 2

 

Dona Jivoneide, a face pétrea de sempre, me apareceu hoje pela manhã. Em uma mão a estatueta do buda tailandês e uma flanela e na outra o telefone.

“Seu Zuca. Quer falar com o senhor.”

Ia ser um dia difícil. Dona Jivoneide ainda sem falar comigo e agora essa coisa do Zuca me ligando. E não gostei da brincadeira da Selma Plá, me gozando, “fica feliz dela não colocar cicuta no teu vinho”.

“A senhora disse que eu estava em casa?”, perguntei retoricamente, bestamente, ao rosto sexagenário, contrariado, de gárgula, de Dona Jivoneide.

Saiu sem nem mesmo o refrigério de um xingamento em resposta.

“Alô?…Robério? Tudo bem aí…?”, tentei ser diplomático.

“Bem tá o teu rabo, seu filho da puta!”. Eu perdoava tais arroubos a Robério, sabendo de suas origens no patriarcado agrário.

“Robério Zuca, vigie seus modos!!!”. Peremptório e direto como um médico, dizia meu pai, é assim que devemos tratar nossos serviçais.

“Meus modos, teu cú! Viu a porra da gravação? Vai, não mente…que eu sei que você sabe quem foi o corno que liberou…! Vai…fala!”

Servi-me de dose generosa da capitosa Cachaça Baroa, presente do Zózimo.

“Robério…façamos o seguinte. Vamos nos encontrar pessoalmente. Ninguém mais que você tem que ter receio destes malditos aparelhos…”

Gosto de pensar que sou leal com meus consorciados. Amicus certus in re incerta cernitur.

Continuei.

“Na casa do ministro, pode ser? Três horas?”

“Eu vou tá lá…e é melhor você também tá lá…eu posso te foder!!! Teu telhado é de vidro!”, estertorou por fim, desligando.

Ri-me a socapa. Quando será que aprenderiam, Deus meu? Quando será que aprenderiam que gente de minha estirpe não tinha que ter medo do “sistema”. Nós sempre fomos o “sistema”!

Mais tarde ligaria para Jarbas para passar-lhe um pito.

Ora, a audácia do mordomo do mordomo!

 

Deixe um comentário

