Um obituário necessário.

amizade-coisas-pequenas

 

Agora que tudo acabou, posso falar.

A.S.O. morreu fazem já, quantos?, dois meses? Acho que falei dele na postagem Bruxas. Mando o link, aqui: http://tinyurl.com/zt379er. Morreu A.S.O. Acho que só agora posso falar dele, assim, a queima-roupa. O seu primeiro nome era Alvim e era meu amigo, o melhor, o mais digno, o mais fiel. E foi ele que me apresentou a Yukio Mishima e aos Dead Kennedys e a Kid Creole And The Coconuts e aos pontos de capoeira e à opera e a Stravinsky e a Shakespeare e a Jackson do Pandeiro e ao Estrebucha Baby de Zizi Possi. E foi ele que se levantava às sete da manhã para frequentar comigo a biblioteca da cidade. E foi ele que foi comigo ao MASP para compartilhar comigo o Zimbo Trio e seu “CLAM”. E ao Cine Gazeta para ver Blade Runner. E comigo ele foi até o Lira Paulistana, na Praça Benedito Calixto, para ver Tetê e Itamar Assumpção. E foi com ele que ouvi Pinocchio de Miles Davis e Lulu´s Back in Town com Thelonious Monk. E foi ele que me alertou para a complexidade de Peneirou Xerém do mestre Luiz Gonzaga. E foi ele que andou comigo dezenas de quilômetros a pé para tomarmos o vinho correto, para vermos a cantora exata. Foi que ele que apadrinhou meu casamento com a mulher exata, a que eu ansiava e que consegui convencer a ser minha mulher (assim, possessivamente. Amorosamente). Foi ele que me explanou os mistérios do universo: discutiu Nietzsche comigo, bebeu comigo o vagabundíssimo conhaque Padre Cícero, me mostrou os milagres únicos da luz em Velázquez e em Cartier Bresson. Alvim da Silva de Oliveira, filho de Antônio e de Alvina, carioca de Barra Mansa, sobrinho de Sebastiana. Minha bruxa, meu amigo eterno. E naquele cemitério em que o visitei pela última vez, fui duro: filho-da-puta, negão-do-caralho, quem foi que te deu o direito? E apertei suas mãos frias. E eu, ateu apostólico romano, sei que ele ria e ri, nalgum ponto, bem lá, dá prá ver?, na última nuvem. A da direita.

Deixe um comentário

