CONVENHAMOS, SOU DE BONS BOFES (Hilda Hilst – in FLUXO)

pagliaccio-che-ride

E aí dizem, pô, tu diz que é o Corintiano Voador, só que você não tem cara! E aí eu digo, porra, sou eu, o Corintiano Voador! Aí dizem, tá vendo?, você é igual a esses aí, os covardes, que não mostram a cara.

E aí dizem:

você escreve, e fala mal, e chama o cara de Jarbas. Só que não aparece a tua cara!

E aí dizem, você é um daqueles, um grande, imenso covarde.

E aí eu digo, não, eu sou legal, eu converso com os “povos”, elogio os “povo”, falo coisas. Cito. Cito para “caráleo”.

Digo tudo de música, digo. Cito. Tudo. Arrigo Boito e seu Mefistofele, Gonzaga e Lenine. E falo do Jackson, que é do Pandeiro. E falo.

Cito, digo, me inflamo. E dizem, Ráaaaa. E…aaaaarrá, sabia que tu era um frouxo, um fake, um furibundo.

Aí me dizem. Me dizem.

Eu.

Aí eu falo, digo mesmo agorinha. Sou daqueles. Dos que nadam nos Lagos Euphraticos, logo abaixo das cúpulas de Marte.

E ninguém me liga. Necas de pitibiriba.

Falo de novo.

E digo…digo. Né?

Digo.

Gosto não do tempo d´agora. É salgado, amargo e me lembra o sabor de antanho.

Problema não. Nenhum. Níquites (dizia lá o Wuspes, no Grande Sertão cheio de veredas lá do Riobaldo).

Posso conversar com um montão de pessoas: posso.

Então, oi Mariéis, Souzaesteres, Lauborés diversos!

Oi.

Saibam que o tempo é álacre, que o verbo foi capado. Então.

Então.

Então, vos conclamo ao riso.

Passará o tempo.

Ah, sem dúvida, passará o tempo e as coisas se encaminharão para outros escaninhos. Mais belos, mais suaves, mais férteis.

E o medíocre mijará na sombra.

Será um tempo de cachaça, claro.

3 comentários em “CONVENHAMOS, SOU DE BONS BOFES (Hilda Hilst – in FLUXO)

Deixe um comentário

